Administrar a cozinha do seu restaurante não é fácil.
À medida que a pandemia do coronavírus avança, permanecer competitivo na indústria de restaurantes pode ser uma luta constante. Em um post anterior sobre 'Estratégias de restaurante para lidar com o Coronavirus' , o chef Michael Elkins menciona várias dicas sobre como gerar receita adicional por meio da criação de menus especiais de comida para viagem e entrega, parceria com serviços de entrega de terceiros e aumento da segurança alimentar .
Na mesma linha, a cozinha é frequentemente vista como o coração de um restaurante, portanto, maximizar a eficiência nessa área pode ajudar a equipe de cozinheiros e garçons a operar da melhor maneira possível.
Embora seu restaurante possa não estar 100% de volta ainda, fazer o que puder para promover a segurança e a satisfação do cliente durante os horários de pico aumentará sua reputação geral.
De volta à questão principal;
Como você administra sua cozinha com eficiência?
Aqui estão 7 dicas que irão ajudá-lo:
Mantenha todos os ingredientes organizados
Atualize seus aparelhos
Crie estações de trabalho específicas
Limpe conforme você avança
Gerencie seu espaço de armazenamento
Reavalie suas opções de menu
Use o software de gerenciamento de pedidos (POS)
Agora vamos entrar em mais detalhes.
1. Mantenha todos os ingredientes organizados
Para evitar que coisas fiquem perdidas e pedidos de comida atrasem, é importante ter suas áreas de armazenamento de alimentos organizadas de forma eficiente. O Instituto Canadense de Segurança Alimentar descreve como o cumprimento do método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (FIFO) ajudará a minimizar o desperdício de alimentos e a melhorar a segurança alimentar.
Em refrigeradores, armazenamento seco e áreas de preparação, existem várias diretrizes que você deve observar. Isso significa que você deve usar os itens recebidos primeiro, rotular e datar claramente os recipientes dos itens sem sua embalagem original e verificar frequentemente o prazo de validade e as datas de validade.
Os manipuladores de alimentos, incluindo gerentes e funcionários da cozinha, devem receber treinamento FIFO para fortalecer ainda mais seus conhecimentos nesta área.
2. Atualize seus aparelhos
Pode parecer um acéfalo, mas ter um menu fantástico e um ótimo processo de inventário só pode fazer muito se a equipe da cozinha não estiver equipada com as ferramentas certas para o trabalho. Mesmo assim, o equipamento da cozinha pode custar muito dinheiro, mas é definitivamente um investimento que resistirá ao teste do tempo.
Para restaurantes que cozinham grandes quantidades de grãos, WeKnowRice descreve como grandes panelas elétricas de arroz Zojirushi são altamente eficientes, produzindo mais de 10 xícaras de arroz cozido de uma vez. Se o seu equipamento não consegue atender à demanda do cliente, isso pode ser prejudicial para o seu negócio. Esperar por descontos e ofertas pode ajudá-lo a atender algumas necessidades dos fornecedores de restaurantes.
3. Crie estações de trabalho específicas
Dependendo do seu orçamento, espaço e menu, você provavelmente precisará de várias estações de trabalho especializadas para determinadas tarefas. Muitos restaurantes têm uma estação de sauté, que precisa ter um chef experiente pronto para executar várias tarefas em vários queimadores, se necessário.
Além disso, a estação de fritura geralmente apresenta um cozinheiro iniciante ou alguém que é novo na indústria. Descobrir qual membro da equipe tem o melhor desempenho em cada estação pode ajudar a reduzir a preparação de refeições adicionais e agilizar as operações. Além disso, garantir que vários membros da equipe possam assumir quando necessário evitará que você tenha dores de cabeça se alguém ligar dizendo que está doente.
4. Limpe conforme você avança
Em um artigo sobre 'Truques de cozinha que economizam tempo de cozinheiros de linha' , dois chefs especialistas concordam que a limpeza à medida que você avança pode economizar uma quantidade enorme de tempo se você guardar a limpeza para o fim. Ao manter as estações de trabalho o mais limpas possível, você poderá reduzir o número de acidentes infelizes que ocorrem na cozinha.
Manter o equipamento limpo para a próxima pessoa também pode evitar que os sabores se infiltrem em outros pratos e ajudar todos a funcionar de maneira mais eficaz. Embora ninguém goste de lavar a louça ou de se livrar do lixo, uma cozinha limpa também costuma ser uma cozinha eficiente.
5. Gerencie seu espaço de armazenamento
Como os preços do aluguel podem afetar seus lucros, fazer o melhor uso do espaço limitado da cozinha que você tem criará um fluxo de trabalho mais tranquilo. Se sua cozinha for menor, pensar verticalmente e comprar soluções de armazenamento empilháveis pode economizar muito espaço. Isso é especialmente importante para caminhões de alimentos e situações pop-up.
Como as pessoas precisam de máxima mobilidade na cozinha, é fundamental evitar qualquer prateleira que interfira nas funções básicas. Considere o uso de grandes escaninhos de armazenamento com rodas para transportar produtos secos enfiados sob as mesas e prateleiras.
Dica: aprenda algumas das melhores estratégias de economia de espaço para o armazenamento da cozinha do seu restaurante.
6. Reavalie suas opções de menu
Durante os horários de pico, os funcionários podem estar se esforçando para atender aos pedidos na cozinha. Mesmo que o seu serviço seja exemplar, tempos de espera prolongados pela comida podem deixar os clientes muito insatisfeitos, independentemente da qualidade do prato.
Se o seu menu for muito amplo, pode ser difícil preparar certos pratos durante os horários de pico. FSR Magazine explora como substituir esses pratos por ofertas mais simples pode fazer as coisas andarem mais rápido. Além disso, descobrir quais pratos usam ingredientes semelhantes pode ajudá-lo durante os períodos de estoque e reduzir custos desnecessários. Por exemplo, usar uma única base de sorvete de baunilha com vários mix-ins para milkshakes pode ser mais acessível do que comprar sabores diferentes.
No final das contas, avaliar os procedimentos existentes na cozinha e ver o que pode ser feito para reduzir o número de etapas o ajudará a dar o próximo passo adiante. Garantir que sua equipe tenha o treinamento, suporte e recursos de que precisam para ter sucesso pode ajudá-lo a receber essas críticas elogiosas e preencher essas tabelas em um futuro próximo.
Para saber mais sobre como projetar e posicionar o menu do seu restaurante, consulte o artigo ' Engenharia de Menu ', de Micheal Elkins.
7. Use o software de gerenciamento de pedidos (POS)
Nos dias de hoje, usar papel e caneta para anotar pedidos é uma perda de tempo desnecessária. Isso ocorre porque seus garçons têm que anotar os pedidos, viajar para a cozinha e só então o chef pode trabalhar nisso.
Porém, com um software de PDV eficiente, o garçom não precisa anotar nada e os pedidos chegam na cozinha instantaneamente.
Como?
O garçom pode selecionar rapidamente os itens do pedido em seu tablet (ou celular) e criar o pedido instantaneamente. Os chefs podem acessar instantaneamente esse pedido usando o tablet na cozinha ou uma impressora térmica wi-fi. (O software irá exibir o pedido na guia cozinha ou imprimi-lo automaticamente)
Desta forma, você pode oferecer um atendimento muito mais rápido aos seus clientes e administrar sua cozinha de forma mais eficiente. Você também reduz as chances de erros humanos nos pedidos, o que economiza custos desnecessários.
Se isso parece interessante, eu recomendo que você verifique o software de POS de restaurante gratuito do Waiterio. (Esta é a versão Android ou iOS para tablets ou telefones celulares)